Roteiro de Final de Semana - Lano-Alto
Como costumamos dizer, o Caminho do Queijo é um grupo diverso. E cada integrante encontra uma forma e solução diferente de se conectar com seu público ou receber visitantes em sua propriedade. Única integrante a oferecer hospedagem, a Lano-Alto, em Catuçaba, não segue um modelo convencional de visitação turística, mas é possível conhecer o local se hospedando nas duas cabanas disponíveis dentro da propriedade.
Há duas opções de cabanas no local: a Cabana do Mato e a Cabana Morro Acima. Ambas foram construídas por eles mesmos, inseridas na paisagem da Serra do Mar e cercadas pela vegetação. É possível incluir uma cesta com ingredientes produzidos por eles e outros produtores da região e quem reserva no meio da semana ganha a experiência “A Jornada do Queijo'': uma degustação comentada e que conta um pouco mais sobre o processo e as transformações do leite até virar queijo.
A sugestão é chegar ao local e fazer seu check-in antes do pôr-do-sol. Isso porque as cabanas ficam longe da porteira e você ainda terá que fazer uma caminhada em meio à vegetação, então a claridade do dia será bem-vinda.
No dia seguinte, após a noite bem dormida no silêncio da roça e de preparar seu café da manhã com os ingredientes locais, se o clima ajudar, você pode aproveitar para fazer uma trilha ou tomar um banho de cachoeira na propriedade ou na região, como as que pertencem ao Parque Estadual da Serra do Mar.
Se animar em explorar outras cidades, não deixe de visitar São Luiz do Paraitinga, famosa cidade histórica turística. Outras opções, um pouco mais distantes, são as cidades de Cunha, conhecida por suas cerâmicas artesanais, ou Ubatuba, caso queira ver o mar. Mas a maioria dos hóspedes opta por aproveitar o tempo nas cabanas para se desconectar da vida urbana, aproveitando o sossego, a vista e as cachoeiras dentro da propriedade.
Lano-Alto é uma fazenda experimental idealizada por Yentl Delanhesi e Peèle Lemos. Os experimentos por lá são dos mais diversos, indo da produção de alimentos, a construções de madeira e workshops sobre a vida rural. Os vários tipos de alimentos fermentados é mais um deles: fermentações no mel, no açúcar, kombuchas e, claro, queijo. Os queijos são produzidos com leite de vacas Jersey, criadas a pasto e técnicas naturais, e utilizam fermentos naturais.
O QUE OFERECE:
Venda de produtos para retirar no local, cursos diversos e hospedagem em cabanas de madeira.
Sugestões do que visitar na região:
Não há outros integrantes do Caminho do Queijo Paulista próximos o suficiente da Lano-Alto para possibilitar uma outra visitação no mesmo final de semana. Mas a região possui muitas belezas naturais e locais históricos para visitar. Muitos visitantes aproveitam para visitar São Luiz do Paraitinga, cidade histórica turística. Além dela, cerca de 100km está a cidade de Cunha, cidade turística fundada no século XVIII que possui edifícios tombados pelo patrimônio histórico e que ficou conhecida por seus ateliês de cerâmica artesanal. Descendo a serra, a apenas 65km, está o município de Ubatuba, para quem quiser esticar até a praia.
São Luiz do Paraitinga: A fazenda fica em Catuçaba, distrito pertencente à São Luiz do Paraitinga. A cidade histórica é conhecida por ser reduto da cultura caipira, pelo carnaval de marchinhas e a tradicional Festa do Divino Espírito Santo.
Parque Estadual Serra do Mar (@parqueestadualserradomar): o parque da Serra do Mar é dividido em diversos núcleos, o mais próximo da região é o núcleo Santa Virgínia. No site oficial é possível agendar sua visita e conhecer as trilhas em meio à mata atlântica ou fazer rafting no Rio Paraibuna.